Uma rede física estruturada é uma ferramenta importante para qualquer empresa ou organização que busca melhorar o desempenho. Desde maior segurança e maior confiabilidade até maior escalabilidade, ter uma rede física bem estruturada é fundamental para qualquer organização interessada em se manter competitiva. Conheça os benefícios de uma rede física estruturada!
𝗘𝗻𝘁𝗲𝗻𝗱𝗮 𝗼𝘀 𝗳𝘂𝗻𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗰𝗮𝗯𝗲𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮𝗱𝗮.
O cabeamento estruturado refere-se à abordagem organizada do uso de mídia de transmissão sólida, como cabos de cobre ou fibra ótica e hardware de conexão, como painéis de conexão e tomadas de parede, para construir um backbone físico completo para sua organização. É importante analisar suas necessidades específicas de longo e curto prazo para garantir que sua rede possa lidar com o volume de dados de que você precisa agora e no futuro. Ter uma rede física bem estruturada oferece desempenho confiável, escalabilidade, flexibilidade, segurança e melhor valor ao longo do tempo.
𝗔𝗻𝗮𝗹𝗶𝘀𝗲 𝘀𝘂𝗮 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗶𝗴𝘂𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗱𝗲 𝗲𝘅𝗶𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗲.
Uma configuração de rede estruturada requer uma análise completa de sua infraestrutura atual. Identifique qualquer cabeamento de rede existente, o número e o tipo de portas, a condição dos cabos existentes, a idade da tecnologia em uso e a estrutura geral usada para fiação. O uso dessas informações como ponto de base permite que você planeje uma solução apropriada para crescimento e carga de trabalho futuros. Todos os componentes também devem ser compatíveis para garantir um desempenho consistente.
𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗲 𝘀𝘂𝗮 𝗿𝗲𝗱𝗲 𝗳𝗶́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮𝗱𝗮.
A criação de uma rede eficiente requer consideração cuidadosa do layout e do design. A configuração da rede física deve incorporar um layout fácil de seguir para otimizar o fluxo de dados, reduzir erros e permitir flexibilidade para crescimento e expansão a longo prazo. Para fazer isso, crie uma topologia com portas claramente identificadas e cabos codificados por cores para facilitar a identificação.
𝗖𝗼𝗻𝗲𝗰𝘁𝗲-𝘀𝗲 𝗮̀ 𝗿𝗲𝗱𝗲 𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗶𝗴𝘂𝗿𝗲 𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝘁𝗼𝗰𝗼𝗹𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮.
Depois que a camada física estiver configurada, é hora de conectar e configurar os dispositivos. Conecte computadores e servidores diretamente às portas, garantindo que a conexão seja segura com protocolos de criptografia. Não deixe o acesso aberto entre os dispositivos, pois isso pode colocar sua rede e dados em risco, permitindo que softwares mal-intencionados ou hackers tenham fácil acesso ao sistema. Utilize uma rede privada virtual (VPN) para acesso remoto e concentradores de VPN para conexões mais seguras em redes maiores. Implementar um firewall, usar senhas complexas e instalar ferramentas de prevenção de malware ajudará a manter a rede protegida contra intrusos indesejados.
𝗠𝗼𝗻𝗶𝘁𝗼𝗿𝗲, 𝘁𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗲 𝗺𝗮𝗻𝘁𝗲𝗻𝗵𝗮 𝗮 𝗿𝗲𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗺𝗽𝗲𝗻𝗵𝗼 𝗶𝗱𝗲𝗮𝗹.
Depois de criar sua rede, é importante mantê-la para um desempenho ideal. Avalie regularmente o uso atual e a carga de trabalho dos dispositivos em sua rede e ajuste a largura de banda de acordo. Teste os pontos de acesso periodicamente, bem como as conexões de servidores e sistemas de segurança, certificando-se de que todos possam lidar com o aumento do tráfego de dados sem risco de sobrecarga. Atualize o hardware conforme necessário ou substitua as peças mais antigas por outras mais eficientes, capazes de velocidades mais rápidas e melhor segurança.
A Digicomm Soluções possui um time de especialistas em cabeamento de redes corporativas, solicite um orçamento.
𝗡𝗼𝘀𝘀𝗼𝘀 𝟭𝟬 𝗦𝗲𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝘁𝘂𝗮𝗺𝗼𝘀